Neurociência do Desenvolvimento Infantil
A Neurociência oferece uma base para o
desenvolvimento através de práticas e atividades compatíveis ao funcionamento natural do cérebro.
Psicopedagogia e Neurociência:
O domínio profissional dos princípios da Neurociência do
Desenvolvimento otimiza o aprendizado, torna-o significativo, eficaz e
individualizado
Desenvolvimento
Insuficiente das Funções executivas:
Correspondem as habilidades cognitivas essenciais para:
planejar, organizar, regular o comportamento e resolver problemas.
No cotidiano, são observadas dificuldades para prestar
atenção à aula, acompanhar instruções, compreender a leitura, completar
trabalhos, resistir as mudanças de rotina, resolver problemas matemáticos e
regular as emoções.
Intervenção Precoce: As dificuldades não são definitivas.
A intervenção precoce na idade pré escolar fornece condições
para aprendizagem e autonomia.
Isso acontece porque a neuroplasticidade do cérebro é capaz
de reorganizar, promover novas conexões e desenvolver novos habilidades.
Vínculo, emoção e aprendizado
A Psicopedagogia baseada na Neurociência do Desenvolvimento
propicia experiências que influenciam e modificam o aprendizado da criança.