Intervenção Precoce

5 novembro, 2025


A base da intervenção precoce é a conexão.

É a partir dela que conseguiremos:

✅️Garantir atenção compartilhada;

✅️Sustentar a motivação;

✅️Transformar o brincar em oportunidades de ensino;

🎯Criar experiências que façam sentido para a vida real da criança.
 

Intervenção Precoce

5 novembro, 2025


A base da intervenção precoce é a conexão.

É a partir dela que conseguiremos:

✅️Garantir atenção compartilhada;

✅️Sustentar a motivação;

✅️Transformar o brincar em oportunidades de ensino;

🎯Criar experiências que façam sentido para a vida real da criança.
 

Pela Educação e Inclusão

4 novembro, 2025



Educadores poderão contar com uma nova ferramenta para o rastreamento de sinais de autismo na educação infantil: o IRTEA.Educ. 
 
A avaliação permitirá  que os educadores observem as crianças de forma estruturada,  dialoguem com os pais com segurança e embasamento e façam encaminhem ao profissional adequado. A validação continua sendo aprimorada no doutorado da Thallyta Gois, reafirmando o compromisso da equipe com a ciência e a inclusão no Brasil.

Um passo essencial para identificar precocemente, acolher e construir caminhos de desenvolvimento para todas as crianças.

 

A rotina como segurança e previsibilidade para as crianças

29 setembro, 2025

A rotina não é apenas repetição de tarefas. Ela é o ritmo que embala a infância, oferecendo segurança, previsibilidade e confiança para que as crianças explorem o mundo com liberdade.


Mais do que horários, a rotina é cuidado: organiza o tempo, cria vínculos, fortalece pertencimento e abre espaço para descobertas.

Como você tem olhado para a rotina da sua criança?




 

O Paracetamol causa autismo?

23 setembro, 2025



Segundo especialistas e organizações de saúde, não existem evidências científicas que comprovem uma relação direta e conclusiva entre o uso do paracetamol na gravidez e o risco de autismo.

🚨Por que a polêmica?

🔎Alguns estudos menores levantaram a hipótese de uma possível ligação entre o uso do medicamento na gravidez e o autismo. No entanto, essas pesquisas não foram suficientes para sustentar a associação.

Médicos especialistas e organizações internacionais de saúde renomadas, reafirmam que o uso prudente do medicamento durante a gestação é seguro para a mãe e para o bebê.

✅️ Lembrete: Sempre consulte um médico antes de tomar qualquer medicamento, principalmente durante a gravidez.

Você já tinha ouvido falar dessa polêmica?

 

A armadilha dos diagnósticos "checklist"

22 setembro, 2025



A complexidade de transtornos do neurodesenvolvimento não se encaixa em uma lista simples de sintomas. Um profissional que se baseia apenas em um checklist pode ignorar fatores cruciais:

  • Comorbidades: É muito comum que crianças com TDAH podem apresentar outros transtornos. Da mesma forma, o autismo pode vir acompanhado por comprometimento intelectual, comprometimento da linguage, alguma condiçãoo genética ou associado a outro transtorno do desenvolvimento.

    O que causa os diagnósticos incorretos?

    Nao diferenciar os quadros de comorbidades

    Considerar apenas uma das condições, deixa as outras sem o tratamento adequado;

    Falta de especialização:

    Nem todos os profissionais de saúde têm experiência em neurodesenvolvimento.

    A falta de conhecimento das nuances desses transtornos pode resultar em maiores atrasos para o desenvolvimento;

    Foco apenas em sintomas comportamentais:

    O diagnóstico não deve se basear somente nos comportamentos observados;

    A avaliação deve incluir: o histórico do desenvolvimento da criança, o contexto familiar e escolar;

    Único critério diagnóstico:

    Testes e escalas devem ser usados como ferramentas de apoio e não como o único critério para o diagnóstico

    Se você tem dúvidas sobre um diagnóstico, não hesite em procurar a opinião de um profissional especialista.

 

O cérebro NÃO aprende sem emoção

11 setembro, 2025

Muita gente ainda acredita que ensinar mais conteúdo é sinônimo de aprender mais.

Mas o cérebro NÃO funciona assim.

Ele NÃO guarda fatos soltos.

Ele GUARDA O que faz sentido.

Quando algo nos toca o cérebro entende: “Isso importa. Guarde”

Estudo realizado em 2023 pela Harvard Center on the Developing Child afirma que quanto mais emocionalmente significativa a experiência mais profunda é a aprendizagem.

Se a criança não se envolve emocionalmente, o cérebro:

Não conecta

Não integra

Não aprende

Aprendemos quando há:

Emoção

Pertencimento

Conexão

Uma das formas mais poderosas de stress é o vazio emocional.

O aprender começa pelo sentir. O cérebro aprende o que sente.

#emoção #pertencimento



 

Trabalhamos com reembolso de plano de saúde.

9 setembro, 2025

Na jornada do desenvolvimento infantil, cada passo é importante. E é por isso que um atendimento personalizado faz toda a diferença!

Na Potencial Desenvolvimento Infantil, a gente entende que seu filho é único e merece uma atenção especial. Nosso foco é criar um ambiente seguro e acolhedor, com terapias feitas sob medida para o que ele precisa.

E para que a questão financeira não seja um obstáculo, trabalhamos com reembolso de plano de saúde. Assim, você garante o melhor atendimento sem pesar no bolso.

Fale com a gente e cuide de quem você mais ama.

(1)99261-5454

 

A importância da integração entre: família, cuidadores e profissionais da saúde na terapia infantil

26 agosto, 2025

Na Potencial Desenvolvimento Infantil, acreditamos que a terapia infantil é mais eficaz quando vai além do consultório e integra a rede de apoio da criança. É por isso que nossa atuação envolve diretamente pais, cuidadores, escola e outros profissionais da saúde.

Nosso trabalho foca em:

🌈Capacitar as famílias: Treinamos pais e cuidadores para que possam aplicar as técnicas terapêuticas no dia a dia, tornando-os parceiros ativos no desenvolvimento da criança.

🌈Conectar a rede de apoio: Trabalhamos de forma integrada com a escola e outros profissionais, garantindo que todos os esforços estejam alinhados para o bem-estar da criança.

🌈Oferecer um suporte completo: Mantemos uma comunicação clara e empática com as famílias, otimizando os resultados da terapia e oferecendo o suporte necessário para prevenir o esgotamento parental.

Faça parte!


 

5 dicas Práticas da Neurociência para ajudar seu filho aprender

12 agosto, 2025


  1. 🧠 O Cérebro é Plástico! Dificuldades não são definitivas. Cada novo esforço do seu filho cria novas conexões. Celebre cada pequena conquista!
  2. ❤️ Emoção é a Chave. O aprendizado floresce em um ambiente de carinho e segurança. Menos cobrança, mais acolhimento!
  3. 😴 O Poder do Sono. É durante o sono que o cérebro consolida o aprendizado do dia. Garanta um bom descanso!
  4. 🧩 Aprenda Brincando. Transforme o estudo em jogos, atividades práticas e momentos divertidos. O cérebro aprende melhor quando está ativo!
  5. Pequenos Passos. Divida as tarefas em etapas curtas, com pausas. Isso ajuda a manter o foco e evita a frustração.


Qual dessas dicas você já aplica em casa? 🥰


 

Potencial Desenvolvimento Infantil

12 agosto, 2025

A Potencial Desenvolvimento Infantil, nasce com o compromisso de respeitar a infância: genuína, potente e repleta de descoberta



 

Sua criança chora por tudo? CALMA! Você não está sozinha.

11 agosto, 2025

Ver uma criança enfrentar dificuldades não é nada fácil para os pais.

A ansiedade, o medo e a tristeza são sentimentos dolorosos para qualquer família. Aquele choro excessivo que parece não ter fim. O 'não' que se torna uma batalha. A baixa autoestima ou a timidez excessiva que o impede de brincar, são comportamentos que podem aparecer na infância.

Mas por trás de cada um desses comportamentos, existe uma criança tentando comunicar algo.  A terapia Infantil oferece um espaço seguro para que ela possa desenvolver um repertório para lidar com as emoções ou qualquer outro acontecimento como divórcio ou mudança escolar

Se seu filho tem tido essas dificuldades, saiba que é possível superá-las. Como Psicóloga Infantil, eu estou aqui para trilhar com sua família este caminho. Juntos, podemos transformar as dificuldades em oportunidades para o desenvolvimento.

Vamos conversar sobre como a terapia pode ser o caminho para sua criança florescer?

Envie uma mensagem para (11) 99261-5454 e tire suas dúvidas.



 

Por que sua filha fica irritada sem o celular?

7 agosto, 2025

⚠️Estudo realizado em Cincinatti EUA, publicado em Novembro de 2022 com crianças de 3 a 5 anos sugere que o uso de mídia digital 📲(“tempo de tela”) afeta o desenvolvimento de áreas do 🧠cérebro relacionadas ao controle do comportamento humano,  processamento visual,  fala, a linguagem, habilidades iniciais de leitura, atenção e memória complexa. 

Os dados são absolutamente chocantes porque o uso de telas começa pelos adultos. 

O desafio é equilibrar. Criança precisa de presença, pausa e vínculo. O equilíbrio pode começar por nós 👨‍👩‍👧‍👦.


Estudo citado: Screen Usage Linked to Differences in Brain Structure in Young Children

John S. Hutton, MD, MS/ Nov. 9, 2022


 

O Brincar que Desenvolve

6 agosto, 2025

O brincar é fundamental em todas as fases da infância,  vai muito além da diversão. É através da brincadeira que a criança explora o mundo, constrói sua identidade e desenvolve habilidades essenciais para a vida.


Os múltiplos benefícios do brincar

O brincar atua como a principal linguagem da criança, e seus benefícios se estendem por diversas áreas do desenvolvimento:

  • Desenvolvimento motor e físico: Brincadeiras que envolvem movimento, como correr, pular, encaixar peças ou manusear objetos, ajudam a desenvolver a coordenação motora, o equilíbrio e a noção corporal.

  • Habilidades cognitivas: Ao brincar, a criança exercita a imaginação, a criatividade, o raciocínio lógico e a capacidade de resolver problemas. Jogos com regras, por exemplo, ensinam a tomar decisões e a desenvolver estratégias.

  • Inteligência emocional e social: A brincadeira é um campo de experimentação social. Nela, a criança aprende a lidar com as emoções - frustração, alegria,  compartilhar, negociar, e cooperar. Brincar com outras crianças ou com adultos fortalece os laços afetivos e ensina sobre limites e respeito.

  • Linguagem e comunicação: Ao criar histórias e interagir com outras pessoas, a criança amplia seu vocabulário, desenvolve a escuta e  a capacidade de se expressar.


 

Neurociência e Psicopedagogia: Desenvolvendo Estratégias para Autonomia e Domínio da Rotina Escolar

6 agosto, 2025

Neurociência do Desenvolvimento Infantil

A Neurociência oferece uma base para o desenvolvimento através de práticas e  atividades  compatíveis ao funcionamento natural do cérebro.

Psicopedagogia e Neurociência:

O domínio profissional dos princípios da Neurociência do Desenvolvimento otimiza o aprendizado, torna-o significativo, eficaz e individualizado

 Desenvolvimento Insuficiente das Funções executivas:

Correspondem as habilidades cognitivas essenciais para: planejar, organizar, regular o comportamento e resolver problemas.

No cotidiano, são observadas dificuldades para prestar atenção à aula, acompanhar instruções, compreender a leitura, completar trabalhos, resistir as mudanças de rotina, resolver problemas matemáticos e regular as emoções.

Intervenção Precoce: As dificuldades não são definitivas.

A intervenção precoce na idade pré escolar fornece condições para aprendizagem e autonomia.

Isso acontece porque a neuroplasticidade do cérebro é capaz de reorganizar, promover novas conexões e desenvolver novos habilidades.

Vínculo, emoção e aprendizado

A Psicopedagogia baseada na Neurociência do Desenvolvimento propicia experiências que influenciam e modificam o aprendizado da criança.

 

Benefícios da Terapia Infantil

6 agosto, 2025

💛 Alívio para o sofrimento da criança

✨Reconhecimento e gestão das emoções

🧩 Foco no desenvolvimento funcional, cognitivo e emocional

🎒Suporte aos professores e ao aprendizado da criança

 🗣 Desenvolvimento de repertório de enfrentamento

👫Orientação direcionada aos pais